25 março 2022

"— O que vocês pensam sobre o Messias?" (Mt 22.42)

Certa vez, no caminho de uma viagem aos povoados próximos de Cesareia de Felipe, Jesus perguntou aos seus discípulos: “— Quem o povo diz que eu sou?” E eles responderam: “— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.” E, logo em seguida, Jesus pergunta: “— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro, um dos discípulos ali presentes naquela ocasião, respondeu prontamente: “— O senhor é o Messias!” (Mc 8.27-30)
Pedro declarou que Jesus é o Messias! E você: “O que você pensa sobre o Messias?” Uma boa pergunta exige uma boa resposta. A resposta a esta questão mostra o que pensamos sobre Jesus.
Em outra ocasião, situação e circunstâncias, o evangelho de Mateus relata que Jesus perguntou aos fariseus: “— O que vocês pensam sobre o Messias? De quem ele é descendente? — De Davi! — responderam eles.” (Mt 22.42)
A resposta é intencional e reveladora do que os mestres da lei pensavam sobre o Messias. Afirmar que o Messias era descendente do rei Davi era o mesmo que dizer que ele, Jesus, seria inferior ou menos importante do que Davi. No entanto, está registrado no Salmo 110.10 que o próprio Davi declara abertamente que o Messias é o “meu Senhor”, “está do lado direito” (lugar de honra e autoridade) e “porá os inimigos debaixo dos seus pés” (tem poder e autoridade). (Mt 22.43-44; At 2.34-35; 1Co 15.25; Hb 1.13; 10.12-13) Aconteceu que “ninguém podia responder mais nada, e daquele dia em diante não tiveram coragem de lhe fazer mais perguntas.” (Mt 22.46)
Jesus é o Messias, o Salvador prometido no Antigo Testamento (Jo 1.41). Ele é o Cristo, o “ungido”, “separado”, “designado”, tão aguardado pelo povo, que veio para salvar os que nele creem e confiam.
Oração: 
Em ti, ó Cristo, cremos e confiamos. 
Tu és o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo! 
Em ti, por graça e misericórdia, temos a salvação. 
Em teu santo nome. 
Amém.
WML

Nenhum comentário:

Postar um comentário