16 setembro 2021

A IGREJA E SUAS ÁREAS DE AÇÃO - Introdução

    A igreja não está neste mundo para permanecer na passividade, mas para fazer a obra de Deus e servir de instrumento nas mãos de Deus para a salvação dos homens. Ela tem a missão de Deus em levar o Evangelho às pessoas. A sua missão sempre estará incompleta enquanto houverem pessoas que não crêem no Salvador Jesus. 
    Ao refletir sobre suas áreas de ação em torno do seu objetivo maior neste mundo, a igreja precisa ter em mente a missão que Deus lhe conferiu. E a missão que Deus conferiu à sua igreja neste mundo é pregar o evangelho com efetividade a toda criatura. Nada mais é preciso fazer para completar nem é possível fazer para substituir a obra da salvação realizada por Jesus. A igreja ficou incumbida de divulgar a boa notícia da salvação que Cristo conquistou. Deus continua querendo salvar a humanidade pela sua graça em Cristo Jesus pela fé em Jesus Cristo (Efésios 2.8 e 9). 
    Que Deus continua com este propósito salvador fica claro pelo próprio fato do mundo continuar existindo e Deus não acabar com a humanidade por causa de seus pecados (2 Pedro 3.1-13). Deus quer que todos tenham a oportunidade de confiar na graça que Ele manifesta em Jesus. 
 
    O objetivo da missão que Deus deu à igreja é pregar o Evangelho a todas as pessoas. No dia do juízo final comparecerão pessoas diante do Pai celestial. Em virtude disso, a igreja precisa procurá-las e confrontá-las com a palavra, lá onde elas se encontram. E neste esforço em levar o Evangelho para as pessoas, a igreja se envolve nas atividades mais diversas. É que o ser humano tem várias necessidades e a igreja não se omite em manifestar o amor de Deus em nenhuma delas. Isto fica bem ilustrado no texto do julgamento em Mateus 25.31-46. No entanto, estes tipos de atividades não formam um fim em si mesmas, mas a igreja envolve-se nas mesmas porque quer anunciar o amor de Deus em Cristo.
    Quando a igreja está agindo, não há lugar para acomodados ou assistentes dentro da igreja. A igreja em ação significa todos os seus membros em ação. Quando alguém dentro da igreja deixa de fazer o que deve, então toda a igreja sofre. É claro que nem todos irão executar as mesmas tarefas, mas todos, sem exceção, conforme os dons, talentos e capacidades que receberam de Deus, irão participar.
    Para realizar o grande objetivo da igreja em pregar o Evangelho a toda criatura, a igreja se organiza em áreas de atuação. Podemos comparar o objetivo da igreja com um diamante lapidado em cinco faces. Cada uma destas faces enfatiza um aspecto diferente da mesma missão que Deus confiou à sua igreja. Estas cinco maneiras de atuação são: Adoração, Educação, Testemunho, Comunhão e Serviço. 
    Não se trata de contornos isolados, mas que têm uma interação e relação harmoniosa. Isto acontece de tal forma que a adoração não pode ser separada do testemunho; o testemunho, por sua vez, não pode ser separado do serviço e da educação; e a comunhão precisa estar presente em todas elas. Tais áreas se interrelacionam entre si voltadas para o propósito/objetivo maior. É em torno desta classificação que precisa estar organizada a ação da igreja. É assim que a palavra de Deus encaminha a igreja. E se esta, por sua vez, quer ser fiel ao Senhor da igreja, se dispõe a agir desta maneira diante de Deus.

6 comentários:

  1. Parabéns pela reativação do blog, afinal, educação é área de atuação da igreja. Também um belo exemplo testemunho e serviço e com certeza será um canal de proclamação do evangelho. Resumindo: Que belo ato de adoração a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Belo começo para se comunicar. Que DEUS nos proteja e abençoe.

      Excluir
    2. Gratidão pelo feedback! Estamos aperfeiçoando os conhecimentos para atuar através deste canal. Obrigado pelo seu comentário. Bênçãos de Deus!

      Excluir
    3. Ótimo, agradecidos pelas palavras de incentivo! Com o tempo, pretendemos melhorar ainda mais! Canal importante para divulgação. Gratidão. Abs

      Excluir